Combate nos Tempos Pré-Históricos
Também conhecido como "Combate Pré-Histórico", "Índio Lutando com Felino".
Foi parte das reformas na cidade do Rio de Janeiro pelo então prefeito (1902–1906) Pereira Passos, inspirado por reformas em Paris da época. Muitas esculturas foram encomendadas da França mas, devido a atrasos,1,2 nem todas puderam ser instaladas durante sua administração.
Originalmente instalada na Avenida Beira-Mar, na Glória, foi posteriormente movida para o Parque da Catacumba, na Lagoa. É a escultura de número 2 das 32 expostas no Parque da Catacumba.
- S.n. (1 de setembro de 1907). Jardins publics de Rio. L'Étoile du Sud, p.2 [via Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional].
- S.n. (17 de agosto de 1907). As Estatuas da Prefeitura. Gazeta de Noticias, p.1 [via Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional].
Galeria
Inscrição
Há uma inscrição no monumento contendo o seguinte texto:
L'original appartient a la ville de paris
Traduzido para "O original pertence à cidade de Paris".
O pedestal do monumento, originalmente, possuía o seguinte texto:
Um Combate nos Tempos Prehistoricos
Atualmente, há uma placa próxima ao monumento contendo o seguinte texto:
[QR code: qrgo.page.link/1zbyY] Índio Lutando com Felino H. Peyrol 1906 – 1979
O QR code leva a um link do Google Drive, de autoria de Ana Luiza Piza e datado do final de 2020, onde se encontra um arquivo PDF contendo o seguinte texto:
H. Peyrol Índio Lutando com Felino, mármore Realizou diversas esculturas em mármore, segundo os padrões neoclássicos, para a Praça Paris, na Glória/RJ, sob encomenda do prefeito Pereira Passos, em 1929. A escultura no Parque da Catacumba, com influência do padrão neoclássico, representa a figura de um homem em luta com um tigre, com uma intensa expressão de força e movimento. Articula um universo de imagens relacionadas aos códigos clássicos e tradicionais da escultura.
Localização
Localização: Parque da Catacumba, Lagoa
Coordenadas: -22.97235, -43.20302