São Francisco de Assis

Foto: Matheus Avellar (15 de junho de 2023), via Wikimedia Commons.
É atualmente a escultura de número 4 das 32 expostas no Parque da Catacumba, e foi uma das 24 inauguradas junto com o parque, em 14 de março de 1979.1 O IMRJ credita a empresa H. Guedes Engenharia pela doação da obra à Prefeitura.
Galeria

Reportagem sobre a inauguração do parque, listando as esculturas lá presentes
Reportagem: S.n. (15 de março de 1979). "Tamoyo inaugura Parque da Catacumba e Arquivo do Rio". O Globo, p.17 [via Acervo O Globo].

Foto: Matheus Avellar (15 de junho de 2023), via Wikimedia Commons.
Inscrição
Há uma placa próxima ao monumento contendo o seguinte texto:
[QR code: qrgo.page.link/e1K6o] São Francisco de Assis Humberto Cozzo 1979
O QR code leva a um link do Google Drive, de autoria de Ana Luiza Piza e datado do final de 2020, onde se encontra um arquivo PDF contendo o seguinte texto:
Humberto Cozzo São Francisco de Assis, bronze São Paulo, SP, 1900 – Rio de Janeiro, RJ, 1981 Escultor e autor de vários mosaicos brasileiros. Formado pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, frequentou a oficina do escultor Amadeu Zani, em 1920. Fundou a Associação de Artistas Brasileiros e presidiu a Sociedade Brasileira de Belas Artes, situada no Liceu de Artes e Ofícios. no Rio de Janeiro. Em 1922, obteve o primeiro prêmio de escultura no Salão do Centenário/SP. Em 1931, participa da 38º Exposição Geral de Belas Artes, conhecido como Salão Revolucionário, dirigido por Lucio Costa, com a presença de vários artistas modernistas da Semana de 1922 e com júri presidido por Anita Malfatti, Cândido Portinari Celso Antônio, Manuel Bandeira. Ocupa a cadeira da Academia Brasileira de Belas Artes, cujo patrono fora o pintor e escultor Belmiro Barbosa de Almeida. Participa da mostra coletiva 50 Anos de Escultura Brasileira, no Espaço Urbano, organizada pelo crítico de arte Jayme Mauricio, inaugurada em 1978, na Praça N. S. da Paz, em Ipanema, que reunia as diferentes tendências da escultura moderna no Brasil: Franz Weissmann, Felícia Leirner Maria Martins, Mario Cravo, Roberto Moriconi, Sergio Camargo, Vasco Prado, entre outros Realizou inúmeras estátuas e monumentos para espaços públicos. A maior parte de suas últimas obras foram para a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde construiu painéis em baixo relevo e esculturas, como a imagem de São Francisco de Assis, localizada na lateral do templo. É o autor de estátuas, como Machado de Assis, situada na entrada da sede da Academia Brasileira de Letras; o poeta Olavo Bilac, no Passeio Público; o sanitarista Oswaldo Cruz, na Praça da Nicarágua, todas localizadas no Rio de Janeiro. Executou as talhas em mármores dos jazigos da Princesa Isabel e do Conde d’Eu, na \Catedral de Petrópolis. Seus painéis de mosaicos estão instalados no frontão e no interior da sinagoga do Grande Templo Israelita no Rio de Janeiro. Suas obras fazem parte do Acervo do Museu Nacional de Belas Artes, e no exterior, estão representados em museus na Argentina e em Portugal.
Localização
Localização: Parque da Catacumba, Lagoa
Coordenadas: -22.97225, -43.20293