Marco do Início das Obras do Bosque da Barra

Foto: Matheus Avellar (4 de junho de 2023), via Wikimedia Commons.
A primeira inauguração do Bosque da Barra foi em 26 de setembro de 1979, dia em que foi plantada a primeira árvore do parque por Léa Klabin, esposa do então prefeito (1979–1980) Israel Klabin. Embora planejada para 21 de setembro, Dia da Árvore, a cerimônia foi adiada devido a chuvas.
Presume-se que o marco já estivesse colocado, ou que ele tenha sido colocado no mesmo dia. De qualquer forma, teria a mesma data de inauguração do bosque.
O prefeito Israel Klabin inaugurou ontem o Bosque da Barra – uma área de 613 mil m² na confluência das avenidas das Américas e da Alvorada –, que receberá, até o fim da primavera, seis mil mudas de árvores. O bosque, que é um projeto do arquiteto Lúcio Costa, será o segundo em extensão do Rio, e terá pistas para ciclistas, cavaleiros e charretes, play-ground, lago e uma ilha. [...]— S.n. (27 de setembro de 1979). "Capim colonião e bananeiras ocupam as reservas florestais". O Globo, p.11 [via Acervo O Globo]
Klabin, brincando, incumbiu sua filha de um ano e meio de jogar a primeira pá de terra. Depois, passou a tarefa a D. Léa Klabin, que plantou a primeira árvore, de dois metros de altura.
Galeria

Foto: Matheus Avellar (4 de junho de 2023), via Wikimedia Commons.
Inscrição
Há uma inscrição contendo o seguinte texto:
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Marco comemorativo do início das obras de implantação do Bosque da Barra. Setembro de 1979
Localização
Localização: Bosque da Barra, Barra da Tijuca
Coordenadas: -22.99739, -43.36811