Estátua de Francisco de Castro
Homenagem a Francisco de Castro (17/09/1857–11/10/1901), influente médico e professor brasileiro, inaugurada no que seria o dia de seu 53º aniversário. A inauguração contou com a presenta do então presidente da República (1909–1910), Nilo Peçanha.
A estátua foi originalmente instalada em frente à Faculdade de Medicina, na Rua Santa Luzia, ao lado da Santa Casa de Misericórdia. A faculdade foi incorporada à Universidade do Brasil – precursora da Universidade Federal do Rio de Janeiro – e foi consequentemente transferida inicialmente para a Praia Vermelha, e então para a Ilha do Fundão. A estátua, de maneira similar, foi eventualmente movida, e hoje reside em frente ao Centro de Ciências da Saúde, na Ilha do Fundão.
Realizou-se hontem a inauguração da estatua que os amigos, disciplulos e admiradores do pranteado dr. Francisco de Castro mandaram erigir na praça que defronta o edificio da Faculdade de Medicina.— S.n. (18 de setembro de 1910). A estatua de Francisco de Castro foi hontem inaugurada. Correio da Manhã, p.3 [via Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional].
Galeria
Inscrição
Há uma inscrição no pedestal do monumento contendo o seguinte texto:
Ao Professor Francisco de Castro seus discipulos e amigos XVII de setembro de MCMX
Localização
Localização: Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária
Coordenadas: -22.84201, -43.23623