Águia e Serpente

Foto: Matheus Avellar (9 de junho de 2023), via Wikimedia Commons.

Chafariz com escultura de uma águia lutando contra uma serpente no jardim frontal da Casa de Rui Barbosa. Já estava presente no jardim quando Rui Barbosa comprou a casa em 1893.1

Em 1930 o engenheiro Vittorio Miglietta apresentou um relatório sobre o que chamou de reconstrução do jardim da Casa de Rui Barbosa. [...] Na listagem dos serviços, [...] conserto da águia da frente do jardim. [...]
A escultura em concreto e metal: uma águia de asas espalmadas vence uma serpente de cuja boca sai um esguicho d'água que cai em jato curvo no lago fronteiro.
— Cláudia Barbosa Reis (18 de abril de 2012). A águia e a serpente: a memória do jardim de Rui. Fundação Casa de Rui Barbosa.

Há um chafariz idêntico nos jardins da Société Royale d'Harmonie, na cidade de Verviers, na Bélgica. Este é chamado de "L'Aigle de l'Harmonie", ou "A Águia da Harmonia".

  1. "Encontrava-se na propriedade antes de o terreno ser adquirido por Rui Barbosa" — S.n. (27 de março de 2020). Peça do Museu - Águia e a serpente. Fundação Casa de Rui Barbosa.

Localização

Localização: Casa de Rui Barbosa, Botafogo

Coordenadas: -22.94935, -43.18695

Leia mais

  1. S.n. (10 de julho de 2015). A escultura Águia e Serpente. Fundação Casa de Rui Barbosa.