Chafariz do Largo do Machado
Também conhecido como "Monumento a Nossa Senhora da Imaculada Conceição".
Obra composta por duas partes: uma escultura em alusão a Nossa Senhora da Imaculada Conceição sobre um pedestal monumental, e um chafariz. IMRJ e Wikidata possuem identificadores individuais para cada um.
Ivo Korytowski identifica a escultura como sendo de autoria de Giuseppe Navone e datada de 1907.1 Esta foi inaugurada junto com o monumento em 8 de dezembro de 1954, na cerimônia de conclusão ao primeiro Ano Mariano internacional.
O chafariz, por sua vez, foi inaugurado somente alguns anos depois; ao que parece, em 11 de fevereiro de 1968.2
O chafariz, onde, segundo os moradores, foi gasto uma pequena fortuna, não funciona e, quando, por acaso, é colocado em funcionamento, ninguém pode ficar nas saus proximidades, já que a água molha a todos. Pediram providências diversos morados do local, sugerindo sua retirada, já que as águas estão poluídas. No lugar é melhor areia, a fim de que as crianças possam brincar.— S.n. (15 de abril de 1969). Largo do Machado É um Drama no Catete. Diário de Notícias, p.10 [via Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional].
- Vera Dias (5 de dezembro de 2010). Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Escultura que virou uma lenda urbana. As histórias dos monumentos do Rio de Janeiro [via Wayback Machine].
- "Ontem mesmo, a comissão procurou o governador Negrão de Lima, durante a inauguração de um chafariz no Largo do Machado [...]" — S.n. (12 de fevereiro de 1968). Tribuna da Imprensa, p.14 [via Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional].
Galeria
Inscrição
A escultura no topo do chafariz possui inscrita em si o seguinte texto:
G NAVONE GENOVA 1907
Localização
Localização: Largo do Machado, Catete
Coordenadas: -22.93084, -43.17870