Busto de Manuel du Bocage
Busto em homenagem a Manuel Maria Barbosa du Bocage (15/09/1765–21/12/1805), influente poeta português, inaugurado exatos 160 anos após sua morte, no IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro. Era inicialmente planejado para o Passeio Público, mas foi instalado em uma praça construída às pressas na Rua Fernando Ferrari, então nomeada em homenagem ao poeta, e atualmente considerada parte da Praça Bariloche.
Um busto do poeta Bocage, oferecido pelo Govêrno português à Guanabara em homenagem ao Centenário de Olavo Bilac, será inaugurado na próxima segunda-feira, no Passeio Público [...]. O busto foi executado em pedra pelo escultor Joaquim Correia [...]. O busto de Bocage ora ofertado pelo Govêrno português, é uma retribuição a uma homenagem do Govêrno brasileiro, que por ocasião do II Centenário do poeta português fez uma doação do busto de Bilac à cidade de Setúbal.— S.n. (17 de dezembro de 1965). Passeio terá busto de Bocage. Correio da Manhã, p.5 [via Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional].
Inscrição
Há uma inscrição na traseira do busto contendo o seguinte texto:
Prof. Joaquim Corrêia
Havia uma placa no pedestal do monumento contendo o seguinte texto:
O Poeta Bocage 1765–1965
Localização
Localização: Praça Bariloche, Botafogo
Coordenadas: -22.94230, -43.18236
Veja mais
-
Vídeo:
S.n. (9 de novembro de 1965). Visita de Inocêncio Galvão Teles ao atelier de Joaquim Correia. Arquivos da Rádio e Televisão de Portugal.